sábado, 18 de outubro de 2008

1.1 - A HISTORIA DO ROCK ALEM DOS FATOS

O rock'n'roll surgiu da mistura de ritmos tradicionais da música popular americana. Eu diria que surgiu de um casamento: primeiro o blues cresceu, ficou moleque robusto, ganhou mais corpo e energia, e se chmou de rhythm'blues (blues ritmado), e daí se casou com uma menina alegre, dançarina, chamada country music, e gerou uma criança chamada rock'n'roll.

A palavra rock'n'roll, é uma forma contracta de rock and roll, que significa "balançar e girar".
Logo de cara se vê que o rock é uma música evidentemente dançante, tem que ter ritmo, cadência, movimento, alegria, vida.!!!
Termos com "down", "dark", "trash"... sai fora!!! Isso é desvio, deturpação do rock; assim como o "satanismo" no rock é outra deturpação. Existe, sim, mas é um grande equívoco. Quero evidenciar provas, através da história, de que o rock'n'roll foi criado uma coisa pura, simplesmente divertida, jovem, alegre, dançante, descontraída, alto astral, e foi seguido por artistas inteligentes e criativos, amantes da liberdade, e rebeldes no sentido "contestador" e não no sentido "anárquico".

A história do rock tem todo um contexto social e comportamental da juventude americana dos anos 50, tema esse que poderemos até desenvolver depois.

O lado dançante, alegre (por isso este site "gladrock"), veio da country music, ritmo predominante do sul dos Estados Unidos. Da genética blues, veio o peso e os solos de guitarra, o timbre musical grave e literariamente contestador, o lamento do negro americano, etc.

Depois me aprofundarei mais nessa história de mistura, pois é muito gostosa

Foi uma criatura chamada BILL HALEY quem primeiro evidenciou essa mistura, em canções como "Rock the joint", "Crazy man crazy" e "Rock around the clock". E tem até uma história interessante que virou filme e originou um mito: A estreia do filme "Rock Around The Clock", conhecido aqui no Brasil como "O Balanço das Horas" , fez tanto sucesso de bilheteria que a juventude não aguentou o clima e caiu na dança em plena exibição. Como o cinema estava inteiramente lotado, houve quebra de cadeiras, um prato cheio para a " política do contra" espalhar a má notícia de que o rock era uma coisa geradora de violência. E assim foi gerado mais um famigerado mito, que depois os próprios rockeiros foram embarcando nessa, e assumindo posturas equivocadas, a pior delas: o satanismo. Depois falaremos sobre isso pois o assunto é longo.

Certamente Bill Haley evidenciou a mistura dos ritmos, mas quem definiu mesmo o gênero rock and roll foi um cidadão negro, magrinho, alegre, brincalhão, chamado CHUCK BERRY. Esse foi quem realmente roubou a cena e começou inventar rock à granel, uma canção em cima da outra.
Chuck Berry criou um estilo próprio de compor e tocar, que até hoje influencia o mundo inteiro.

Como o brasileiro é paternalista e gosta muito desse negócio de "rei", eu diria que se o rock teve algum "rei" esse rei foi Chuck Berry. E também o pai do rock, pois o nosso amigo Bill Haley ficou mesmo sendo o avô. Sem nenhuma contestação Chuck Berry foi a grande estrela dos anos 50.

Depois falaremos de outros nomes que também contribuiram com seus estilos para enriquecer mais ainda a música popular mais bonita e gostosa que já surgiu no mundo: ROCK'N'ROLL !!!
Dentre eles: Little Richard (Ricardinho), Jerry Lee Lewis (pianista maluco), Everly Brothers, Eddie Cochran (criou estilo próprio bem evidente), Gene Vincent, Buddy Holly (estilo romantico lindo), Chubby Checker (o cara do twist), Cliff Richards, Carl Perkins, Elvis Presley, uma cara gente boa pra caramba, que saiu da igreja e se deixou usar pelo marketing pro rock e teve um fim não muito feliz .

Ah, não posso deixar pra depois, o fato de que Jerry Lee Lewis tinha uma personalidade forte, era contestador, convicto de rock, gostava de abalar as formalidades, e escandalizou a família e a sociedade só porque seu coração se derreteu por sua prima que só tinha 13 anos e se casou com ela. Bom menino!!!

NOTA: Agradeço de coração, os comentários recebidos sobre todo este trabalho, o que significa que este blog cumpre seu objetivo: ser útil a outras pessoas. Deus os abençôe.

PARA CONTINUAR CLIC EMBAIXO "POSTAGENS MAIS ANTIGAS"
Pode demorar um pouco, tenha paciência, aguarde fazer o down load das imagens

Um comentário:

a turma do bonitao disse...

Achei bárbaro o blog e as fotos e as informações.
Como curto muito rock and rool e também componho, segue o link onde tenho uma canção que está fazendo sucesso na internet como prova de reconhecimento pelos CARAS que fizeram histórias no cenário do rock and rool.
ATÉ BREVE! BOA SORTE.
Segue o link: http://vidslib.com/index.php?view=9452011