quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

O MELHOR DO ROCK AO LONGO DOS TEMPOS

BLOG DO ROCK
A história do rock além dos fatos e fotos

http://www.gladrock.blogspot.com/

Tenho em mente muita informação acumulada sobre rock, porém não disponho de tempo. Por isso, pretendo ir formando este blog aos poucos. Tenham paciência.
É muito trabalhoso fazer um blog, mas não vou desistir dessa idéia, porque gosto muito desse tal de rock and roll.

Infelismente não vou poder fazer um trabalho abrangente, completo, não vou falar nem citar todos os estilos e vertentes do rock, nem catalogar todos os nomes. Isso é só um hobby, um espaço que encontrei, graças à invenção da internet, que é de todos! Mas espero que este trabalho seja útil a outras pessoas.

Aqui só vai desfilar o melhor do rock ao longo dos tempos (na minha opinião, é claro, cada um fala daquilo que gosta).

Muito obrigado, um grande abraço a todos!!!
EVARISTO ALMEIDA

A HISTÓRIA DO ROCK ALÉM DOS FATOS

O rock'n'roll surgiu da mistura de ritmos tradicionais da música popular americana.
Eu diria que surgiu de um casamento: primeiro o blues cresceu, ficou moleque robusto, ganhou mais corpo e energia, e se chmou de rhythm'blues (blues ritmado), e daí se casou com uma menina alegre, dançarina, chamada country music, e gerou uma criança chamada rock'n'roll.

A palavra rock'n'roll, é uma forma contracta de rock and roll, que significa "balançar e girar".
Logo de cara se vê que o rock é uma música evidentemente dançante, tem que ter ritmo, cadência, movimento, alegria, vida.!!!
Termos com "down", "dark", "trash"... sai fora!!! Isso é desvio, deturpação do rock; assim como o "satanismo" no rock é outra deturpação. Existe, sim, mas é um grande equívoco.
Quero evidenciar provas, através da história, de que o rock'n'roll foi criado uma coisa pura, simplesmente divertida, jovem, alegre, dançante, descontraída, alto astral, e foi seguido por artistas inteligentes e criativos, amantes da liberdade, e rebeldes no sentido "contestador" e não no sentido "anárquico".

A história do rock tem todo um contexto social e comportamental da juventude americana dos anos 50, tema esse que poderemos até desenvolver depois.
O lado dançante, alegre (por isso este site "gladrock"), veio da country music, ritmo predominante do sul dos Estados Unidos. Da genética blues, veio o peso e os solos de guitarra, o timbre musical grave e literariamente contestador, o lamento do negro americano, etc.
Depois me aprofundarei mais nessa história de mistura, pois é muito gostosa

Foi uma criatura chamada BILL HALEY quem primeiro evidenciou essa mistura, em canções como "Rock the joint", "Crazy man crazy" e "Rock around the clock". E tem até uma história interessante que virou filme e originou um mito: A estreia do filme "Rock Around The Clock", conhecido aqui no Brasil como "O Balanço das Horas" , fez tanto sucesso de bilheteria que a juventude não aguentou o clima e caiu na dança em plena exibição. Como o cinema estava inteiramente lotado, houve quebra de cadeiras, um prato cheio para a " política do contra" espalhar a má notícia de que o rock era uma coisa geradora de violência.
E assim foi gerado mais um famigerado mito, que depois os próprios rockeiros foram embarcando nessa, e assumindo posturas equivocadas, a pior delas: o satanismo. Depois falaremos sobre isso pois o assunto é longo.

Certamente Bill Haley evidenciou a mistura dos ritmos, mas quem definiu mesmo o gênero rock and roll foi um cidadão negro, magrinho, alegre, brincalhão, chamado CHUCK BERRY.
Esse foi quem realmente roubou a cena e começou inventar rock à granel, uma canção em cima da outra.
Chuck Berry criou um estilo próprio de compor e tocar, que até hoje influencia o mundo inteiro.
Como o brasileiro é paternalista e gosta muito desse negócio de "rei", eu diria que se o rock teve algum "rei" esse rei foi Chuck Berry. E também o pai do rock, pois o nosso amigo Bill Haley ficou mesmo sendo o avô. Sem nenhuma contestação Chuck Berry foi a grande estrela dos anos 50.

Depois falaremos de outros nomes que também contribuiram com seus estilos para enriquecer mais ainda a música popular mais bonita e gostosa que já surgiu no mundo: ROCK'N'ROLL !!!Dentre eles: Little Richard (Ricardinho), Jerry Lee Lewis (pianista maluco), Everly Brothers, Eddie Cochran (criou estilo próprio bem evidente), Gene Vincent, Buddy Holly (estilo romantico lindo), Chubby Checker (o cara do twist), Cliff Richards, Carl Perkins, Elvis Presley, uma cara gente boa pra caramba, que saiu da igreja e se deixou usar pelo marketing pro rock e teve um fim não muito feliz .

Ah, não posso deixar pra depois, o fato de que Jerry Lee Lewis tinha uma personalidade forte, era contestador, convicto de rock, gostava de abalar as formalidades, e escandalizou a família e a sociedade só porque seu coração se derreteu por sua prima que só tinha 13 anos e se casou com ela. Bom menino!!!

NOTA: Agradeço de coração, os comentários recebidos sobre todo este trabalho, o que significa que este blog cumpre seu objetivo: ser útil a outras pessoas.
Deus os abençôe.

OBS. VEJA ADIANTE BLOCO DE FOTOS dos criadores do rock e os primeiros rockeiros, postagem 1.2

ROCK GOSPEL



PLAY ROCK TO THE GLORY OF JESUS

E finalmente o rock chega à música gospel no Brasil. Um grande tabu, com certeza, vencendo críticas e preconceitos de longas décadas, uma questão de escolaridade e cultura, talvez.

Foi muito difícil a igreja brasileira sair dos hinários tradicionais para a música pop e daí para o rock, porém hoje, grande parte da sociedade evangélica já aceita louvores em ritmo de rock (assim como também outros ritmos pop). É o Reino de Deus crescendo, a igreja saindo dos limites das quatro paredes dos templos e levando o Evangelho de Cristo em forma de música às praças, casas de evento e até mesmo estádios.

Como em toda história, em qualquer sociedade, grupos se destacam (é normal, faz parte da vida humana) e músicos maravilhosos têm surgido e obras excelentes têm se produzido na música gospel nacional.
No gênero rock (a que este blog se propõe), podemos citar obras como "Metal Nobre nas Mãos do Senhor", um excelente trabalho musical, "Abundante Chuva", Quatro por Um vol.4", Bruna Olly (otima!) David Quinlan: "Grande é o Senhor", "Abra os olhos do meu coração", Diante do Trono: "Tua chuva", "De todo o coração", "Viver por ti",André Valadão "Livre sou", "Solta o cabo da nau"(ficou ótima!!!), "Porque Ele vive", Toque no Altar: "Correndo pros teus braços", "Corte do Egito", "Sete vezes mais", "Toda sorte de benção", Fruto Sagrado: "Diferente dos Anjos", "Forrock (prezado presidentiii - genial!!)", Regis Danese: "Te adorar" e "Eu quero te agradecer", Ruanez: "A gloria do Senhor"e "Retrovisor", Rudney e Ruaby: "Jesus é a vida", Zé Marco e Adriano: "De bem com a vida", "Vai", "Tchau solidão", Filho cowboy", e muita coisa iluminada.´

Mas, gostaria de chamar a atenção sobre duas cantoras:Aline Barros, menina com uma carreira ministerial brilhante, até dispensa comentários, mas citaria: "Fico feliz", Sou feliz", "Quando Cristo falar", "Se clamares", Você é de Deus", "Clame o nome de Jesus", "A comunhão de tua glória", "Rei meu", "Apaixonado", "Bem aventurado", "Vento do Espírito", "Aleluia", "Ao erguermos as mãos", "Tudo é diferente", "Vou te alegrar", "Tudo é teu", Jesus filho de Deus", Conquista", Captura-me", entre outras.

A outra chama-se Nívea Soares, uma das melhores vozes que já ouvi na música gospel ou secular, e um trabalho musical de grande riqueza melódica e arranjos, apesar de que algumas são muito prolongadas, repetitivas em excesso. Eu classificaria como melhores: "Ele vem", Tempo de adorar", Subirei", Contigo eu desejo estar (linha melódica e performance de voz estilo Paula Toller), Aquele que é", Visitação"(voz perfeita, maravilhosa!), e "Som que vem dos Céus",esta na minha opinião, a melhor de todas.

Toda essa nova geração de músicos evangélicos, veio a preencher uma grande lacuna, era o que estava faltando na música gospel nacional: arte, melodia, arranjos, criatividade, virtuose. Faça o melhor pra DEUS. O que algumas pessoas ainda precisam é se libertar do orgulho, dos preconceitos, de acepções e julgamentos, e servir realmente a Deus, buscando os que estão de fora e respeitando os que são de dentro.

Por falar em "secular", não disponho de tempo para fazer este blog, por motivo do árduo trabalho secular (Quem me dera não trabalhar! Oh! Deus!, Por que Adão foi pecar?!). Mas prometo que vou fazendo aos poucos, na medida do possível. Aguardem
.

ROCK GOSPEL - fotos